Nem Vini Jr, nem Raphinha: quem é o brasileiro que fez mais gols em ligas nacionais da Europa em 2024

Apesar do brilho recente de Raphinha pelo Barcelona e do destaque constante de Vini Jr no Real Madrid, um nome desconhecido do grande público (pelo menos até agora) foi o brasileiro que mais fez gols nas ligas nacionais da Europa em 2024.

Trata-se de Ramires Albertino, de 23 anos e que passou por Red Bull Bragantino (time B) e Ponte Preta antes de deixar o Brasil, em 2022. Ele marcou 25 vezes no futebol da Letônia ao longo do último ano. No mesmo período, Vini Jr, por exemplo, fez 19 gols na La Liga pelo Real Madrid (metade final da temporada anterior europeia e a primeira da atual) e aparece em segundo da lista.

Ramires atuou por dois times da Letônia em 2024: Auda, onde marcou 13 gols, e depois Riga FC, com mais 12 – em 12 jogos pelo campeonato local. Ele tem como marca registrada comemorar ao estilo Gabigol.

Natural de Olímpia, no interior de São Paulo, Ramires iniciou nas categorias de base dos rivais América-SP e Rio Preto-SP e ganhou visibilidade em 2019, quando foi um dos destaques da campanha que levou o Osasco Audax às oitavas de final, com cinco gols em seis jogos.

O desempenho chamou a atenção do Fluminense, mas a passagem pela base tricolor durou pouco. De volta ao Audax, ficou até 2021, quando foi emprestado ao Red Bull Brasil, jogando a Série A2 do Paulista. O clube seguinte da carreira foi a Ponte Preta, onde inicialmente participou do time sub-23 e em 2022 fez apenas cinco jogos entre os profissionais durante a Série B.

Com pouco espaço na Ponte e sem engrenar no Brasil, ele foi para o exterior. A primeira parada foi Akitas Chlorakas, do Chipre. Também ficou pouco tempo por lá, mas por um motivo diferente. Com três gols em 15 jogos, teve os direitos econômicos comprados pelo dono do clube, que também tem outros times espalhados pela Europa. Dois deles são justamente onde Ramires fez sucesso: Riga e Auda.

Ele foi levado inicialmente para o Riga em meados de 2023, mas não deslanchou e acabou emprestado ao Auda. Mais adaptado ao país, deslanchou. Ainda em 2023, fez 12 gols em 19 jogos.

Depois, já em 2024, marcou 13 vezes em 19 partidas e retornou ao Riga, um dos candidatos ao título, para ser um dos protagonistas da campanha do vice-campeonato nacional. Ramires ainda tem contrato até o fim deste ano, mas existe a possibilidade de ser negociado, uma vez que a temporada goleadora que teve o deixou em evidência.

Ramires também ainda é o melhor brasileiro na lista da “Chuteira de Ouro”, prêmio dedicado ao maior artilheiro das ligas da Europa, aparecendo na oitava colocação.

Ele marcou mais vezes que os líderes Salah (Liverpool), Lewandowski (Barcelona), Harry Kane (Bayner de Munique) e Haaland (Manchester City), com 17, 16 e 14, respectivamente, mas a pontuação é diferente (o gol na liga da Letônia tem peso 1, enquanto na Premier League e na La Liga têm peso 2).

Já o segundo brasileiro na lista é Raphinha, em 20º, com 11 gols pelo Barcelona na La Liga (22 pontos). Como o calendário na Letônia é igual ao do Brasil, o campeonato local já terminou … só vai perder posição.

Redação do ge — São Paulo

Fotos – Divulgação Riga FC

Paranavaí 04 de janeiro de 2025