“Atlético Paranavaí” campeão da Intermediária há 29 anos

Em dezembro de 1992, o Atlético Clube Paranavaí conquistou o titulo de campeão do Campeonato Paranaense de Futebol da Divisão Intermediária, com Notti na presidência.

Notti com o troféu, ao lado o prefeito Rubens Felippe e o engenheiro José Augusto

Em relato de Luiz Tadeu Fernandes, o popular Notti, ao site avelaresportes.com, é possível notar a união que existia nos grupos que ajudavam o Atlético Clube Paranavaí a se manter sempre presente nas competições oficiais do Paraná.

Antes de Notti assumir o ACP, Nico Vendramin e o César Borin tocavam o time. Tempo do técnico Coronel que veio do Rio de Janeiro, nós nos aproximamos e formamos um grande grupo em prol ao ACP, para revitalizar o Vermelhinho. Fizemos vários bingos (hoje show de prêmios) para arrecadar fundos para começar a construção do Estádio e para o time voltar a disputar o Paranaense. Em 1990 voltamos para o Paranaense da Primeira Divisão, um campeonato longo, que ficou caro, mas tínhamos dinheiro em caixa. Em 1991 disputamos novamente a Primeira Divisão, longa também, e não fomos bem, e a situação financeira se agravou, tínhamos algumas coisas para saldar e fizemos bingos para regularizar a situação financeira do ACP. Em 1991 o Nico e César resolveram parar e eu assumi o ACP em 1992.

Criamos novamente um grupo grande com Luiz Fiorio, Acir, Tadeu Silvestre, Datto, Keid Bin e outros abnegados que gostavam do Vermelhinho, começamos a fazer campanha para o ACP disputar a competição que começava em agosto (1ª Divisão), mas achávamos que seria novamente difícil, então eu fui à Coritiba e falei ao presidente que o ACP não iria disputar, aí caímos para a Segunda Divisão.

Em 1974, quando Pelé veio à Paranavaí, Notti e Paulo Felipe marcaram presença

Na Segunda Divisão em 1992, com o Magoga como técnico disputamos o Paranaense. Em outubro estávamos disputando o Paranaense e fomos muito bem, tanto que fomos campeões da Divisão Intermediária com bela campanha.

Na final em Francisco Beltrão, o Bicudo era o árbitro ele expulsou o nosso lateral esquerdo Romenique que estava jogando muito. No segundo tempo aos 35 minutos, a equipe de Beltrão fez o gol, e um minuto após nós empatamos. Em um lance aos 5 minutos do segundo tempo, o ataque do Beltrão estava impedido e chutou a bola no travessão, o nosso banco de suplentes inteiro se levantou e reclamou, o árbitro expulsou todos, só ficou eu. O árbitro chegou em mim e disse, fica você que é o médico (ele me conhecia). O técnico Magoga foi para a cabine de transmissão da Rádio Paranavaí, e quem estava transmitindo era o Ferreira Junior e o finado Capeta, o finado Armando Fonseca me passava as instruções do nosso técnico e eu as transmitia aos atletas.

Notti sendo entrevistado por Armando Trindade Fonseca (in memoriam)

No último jogo do ACP na competição no dia 13 de dezembro de 1992, vitória em Paranavaí por 3 a 0 contra o Irati com estes atletas: João Correa; Maurício (Clodoaldo), Valdo, Sorocaba, Mazini, Regis, Moraes (Naldinho), Edilson, Gerson, Edson Luiz e Ailton. Gols de Ailton, Edilson e Sorocaba. Arrecadação de CR$ 46.880.000,00 (46 milhões de cruzeiros) para 2.858 pagantes, total de público 3.622. O Atlético Paranavaí e o Real (Francisco Beltrão) subiram em 1993 para a Primeira Divisão.

No returno o ACP jogou 10 vezes, somou 15 pontos, foi o primeiro colocado, venceu 6 jogos, empatou 3 e perdeu 1 jogo, marcou 18 e sofreu 6 gols, saldo de 12 gols. ACP e Real subiram para a 1ª Divisão em 1993.

Hoje o time está infelizmente disputando a Terceira Divisão. Atualmente o futebol exige uma boa base para tornar mais barata as disputas. E para conseguir apoios mais fortes que dão sustentação à diretoria, o time precisa estar na Primeira Divisão. Antigamente o poder público ajudava, hoje o Tribunal de Contas cai em cima, é complicado só depender de renda. O que o município pode fazer é ceder o Estádio e fazer as adequações necessárias, além disso é difícil.

Notti e a camisa do Santos autografa por Pelé, doada à Santa Casa e posteriormente arrematada

No dia 23 de setembro o Estádio Dr. Waldemiro Wagner completou 30 anos, inaugurado com o jogo amistoso entre as Seleções do Brasil e Costa Rica, o Brasil venceu por 4 a 2, mais de 23 mil pessoas assistiram ao jogo.

Hoje, 25/9, o Atlético Paranavaí joga às 15h30 em Cambé, pela abertura do returno do Paranaense da Terceirona.

Empresário Notti e José Carlos, do site avelaresportes.com, entre as camisas das Seleções do Brasil e Costa Rica (doada pela CBF em 23/09/1992)

Paranavaí 25 de setembro de 2022