Animais e bicicleta, as paixões da veterinária Ana Paula

A médica veterinária Ana Paula Pontes Fonseca, 25 anos, nascida em Paranavaí, disse neste “Dia do Ciclismo” que suas paixões são os animais e a bicicleta.

Dia do Ciclista é celebrado em 19 de agosto e homenageia o biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, aos 25 anos de idade, enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar em área de lazer.

 Divido meu tempo entre duas grandes paixões: a bicicleta e os animais. Sendo veterinária já parei muitos pedais para ajudar ou resgatar algum animal abandonado, o que infelizmente acontece muito na nossa região, principalmente em estradas rurais”.

Falou Ana Paula

A paranavaiense de 1,83m e 72 kg, está pedalando há dois anos, porém começou participar de competições há aproximadamente um ano, garantindo sempre boas colocações.

Atualmente ela integra a equipe ASPARC (Associação Paranavaiense e Regional de Ciclismo) presidida por Roberto Paulo da Silva. A equipe conta com mais de 20 ciclistas, na sua maioria homens, e agora está formando uma equipe feminina, já que várias mulheres estão se interessando pelo ciclismo.

Estreei na equipe na Primeira Etapa do Ranking Noroeste de Mountain Bike disputado no dia 9 de março em Santa Izabel do Ivaí, uma das maiores provas da nossa região, no qual subi ao pódio em 4° lugar na categoria Light Sub-30”.

Disse a médica veterinária e ciclista
No pódio do Ranking Noroeste em Santa Isabel do Ivaí

Devido à pandemia houve um adiamento nas provas e competições. Ana Paula uma mountain bike Oggi 7.3 e uma road Oggi Stimolla. Faz pedais curtos para treinar, até Alto Paraná e Nova Esperança, o longão que fez totalizou 105 km, até a Praça de Pedágio de Mandaguaçu.

A Asparc para Ana Paula representa, segundo ela além do companheirismo, apoio e incentivo. A equipe promove ajuda financeira para a participação nas provas.

Ana Paula, no Ranking Noroeste

O ciclismo para mim vai muito além de competir e quebrar teus próprios recordes, ele é um meio de socializar, fazer boas amizades, ter empatia, companheirismo. Além de ser um meio de se manter ativo, lutar contra o sedentarismo e o comodismo”.

Explicou Ana

A médica e ciclista passou o seguinte conselho a quem quer começar a pedalar.

Incentivo a todos que conheço para que comecem a pedalar, não importa a distância muito menos a velocidade. O importante é se divertir, é se sentir livre, é chegar em casa e sentir a descarga de serotonina que só uma atividade assim proporciona. Pedalar é ser feliz”.

Finalizou Ana Paula Pontes Fonseca, ciclista da Asparc
Ana Paula e o esposo Josué Moreno (cat. Light Sub-30)

Paranavaí 19/08/2020